O que é VDI (Virtual Desktop Infrastructure) ?
Certamente você já ouviu falar sobre VDI, mas sabe o que é e, como funciona? Confira abaixo alguns detalhes sobre a plataforma.
A Virtual Desktop Infrastructure, geralmente abreviada apenas como VDI, é a infraestrutura de TI que permite o acesso a sistemas de computadores corporativos de quase qualquer dispositivo (como seu PC, smartphone ou tablet). Eliminando a necessidade da sua empresa fornecer (bem como gerenciar, reparar e substituir) um computador físico.
Os usuários autorizados podem acessar os mesmos servidores, arquivos, aplicativos e serviços da empresa de qualquer dispositivo aprovado, por meio de um cliente ou navegador de área de trabalho protegida.
A VDI, permite que você execute cargas de trabalho tradicionais de área de trabalho em servidores centralizados, e se tornou o padrão nas configurações de negócios para dar suporte a funcionários remotos e em filiais e fornecer acesso a prestadores de serviço e parceiros. A VDI ajuda a proteger aplicativos e dados confidenciais da empresa (que podem ser executados de data centers altamente seguros), permitindo que os usuários usem os próprios dispositivos sem se preocupar em misturar dados pessoais com ativos corporativos.
Existem várias maneiras de fornecer áreas de trabalho virtuais e aplicativos aos usuários. A infraestrutura de área de trabalho virtual, mas também outros tipos de VDI, como a área de trabalho como um serviço (DaaS) e até mesmo PCs na nuvem personalizados. Esses serviços tornaram-se cada vez mais populares por inúmeros motivos, incluindo a segurança aprimorada, o desempenho, a centralização, os requisitos de hardware mais baixos e a redução de custos. Além de permitir que os funcionários realizem seus trabalhos em qualquer lugar do mundo.
Como funciona a VDI?
Por possuir compatibilidade com coleções extensivas de VMs em execução na parte superior do software do hipervisor, os ambientes de VDI podem ser mais complexos do que os ambientes de área de trabalho remota. A VDI usa o hardware de servidor para executar SOs (sistemas operacionais) de área de trabalho, como Windows ou Linux, ou outros programas de software em uma VM com o SO de área de trabalho hospedado em um servidor centralizado em um datacenter físico. Há dois tipos de áreas de trabalho virtuais de VDI, persistentes e não persistentes:
Uma área de trabalho virtual persistente permite que os usuários personalizem as próprias áreas pessoais, e salvem as configurações e o progresso do trabalho para uso futuro, como uma área de trabalho tradicional. Com a mágica das VMs, as áreas de trabalho persistentes se comportam como computadores físicos reais, mas a partir de um dispositivo remoto. O usuário se conecta à mesma VM sempre que fizer logon, o que permite a personalização e pode até mesmo funcionar como a experiência completa do computador de um usuário. Isso é extremamente útil e comum em muitos ambientes corporativos e de estudante.
Uma área de trabalho virtual não persistente fornece um banco de áreas de trabalho uniformes que os usuários podem acessar quando necessário. Eles não são personalizados para usuários específicos e não salvam informações pessoais ou de sessão. Depois que o usuário fizer logoff, as áreas de trabalho retornarão ao estado original. A VDI não persistente é comum em laboratórios de computadores, call centers, quiosques de varejo e bibliotecas públicas. Ambientes em que os usuários não precisam de personalização e não querem que as informações pessoais sejam armazenadas.
Para que a VDI é usada?
Com as alterações globais nos padrões de trabalho, mais empresas estão adotando a VDI. Veja abaixo apenas alguns dos casos de uso:
Como capacitar o trabalho remoto
Um número cada vez maior de empresas está implementando a VDI para funcionários remotos, pois as áreas de trabalho virtuais são mais fáceis de implantar e atualizar de uma localização centralizada.
Como habilitar o trabalho baseado em tarefas ou turnos
Organizações como call centers ou laboratórios de computadores públicos que têm um grande número de usuários que precisam do mesmo software para executar tarefas limitadas considerem a VDI não persistente como particularmente adequada a esse caso de uso.
Como atender aos requisitos estritos de segurança e conformidade
Os serviços de VDI podem ajudar a manter aplicativos e dados seguros e em conformidade usando funcionalidades de segurança inteligentes que conseguem detectar ameaças de modo proativo e tomar medidas corretivas.
Como permitir que os usuários realizem BYOD (tragam os próprios dispositivos)
Como o processamento é feito em um servidor centralizado, a VDI é uma solução ideal para organizações com políticas de BYOD, pois permite o uso de uma variedade maior de dispositivos. Ela também ajuda na segurança de dados, pois os dados residem no servidor e são mantidos fora dos dispositivos do cliente.